As doenças autoimunes, ou seja aquelas que afetam o sistema imunológico como o Lúpus eritematoso sistêmico e a Artrite reumatóide, bem como as medicações usadas no tratamento dessas doenças (os imunossupressores) podem aumentar as chances de infecções.
Como evitar o risco de infecções?!
Uma excelente forma de proteção contra as infecções são as vacinas! Em 1796, o médico inglês Edward Jenner desenvolveu a primeira vacina ( a da Varíola) e a partir daí várias outras surgiram para a prevenção de doenças.
Não é bom isso?!
E quais os cuidados necessários para indicar a vacina nessa população?
Não queremos aumentar o risco nos nossos pacientes com baixa imunidade com vacinas que podem não ser seguras.
A vacina que tem um componente vivo geralmente não é indicada DURANTE um tratamento imunossupressor, como a da dengue, febre amarela, tríplice viral (rubéola, caxumba e sarampo) e varicela. O ideal é fazer ANTES de iniciar esse tratamento.
Quais as vacinas indicadas e seguras no paciente com doença autoimune?!
Além da vacina da gripe, que é composta de vírus morto, são recomendadas sempre que possível, a do tétano e difteria (DT), meningocócica (evita meningite), pneumocócica (evita pneumonia), para hepatites virais A e B.
No Lúpus, também é recomendável a vacina para o HPV (papilomavírus humano - são relacionados a "verrugas" e lesões graves no colo do útero das mulheres), de preferência antes do tratamento, já que também tem componente vivo do vírus, ok?!
Já checou seu cartão de vacinas?!
Com tanto benefício, mantenha sempre atualizado o seu cartão vacinal!!
Na dúvida, converse com o seu médico sobre as vacinas indicadas para voçê.
Gostou deste post? Compartilhe com seus amigos e familiares!
.
.
Dra. Raíssa G. Rodrigues -CRM SP 106600
| RQE 36019 Reumatologista
.
Comments